segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CINCO HIPÓTESES SOBRE A DEFICIÊNCIA ÁUREA


Na mesa do bar, cinco amigos se reúnem para falar do fiasco brasileiro nas olimpíadas de Sidney.
- Garçom desse uma douradinha.
- E cinco copos. Aliás, quatro, que eu vou refugar, feito o cavalo do Rodrigo Pessoa.
Acena seria mais charmosa se fosse assim, mas...
Para acabar com o glamour da cena, na verdade, eram cinco professores universitários, na cantina, comendo biscoito com refri e reuniram-se para discutir um seminário de metodologia científica.
Então cada um formulou uma hipótese sobre o fracasso:
1 – A hipótese psicológica – Os atletas revelaram uma total falta de amadurecimento e equilíbrio psicológico. Não confiaram em seu próprio potencial, ou confiaram em demasia, e não souberam lidar com os reveses.
2 – A hipótese midiológica – Fomos vítimas da imprensa. Nos últimos meses, a imprensa encheu a bola dos atletas que nós acreditamos que as chances de medalha eram muito maiores do que na realidade.
3 – A hipótese farmacológica – Hoje em dia só ganha quem estiver dopado até a medula. Tem remédio pra tudo e alguns driblam os exames de sangue e levam o ouro fácil pra casa.
4 – A hipótese conspiratória – O Brasil é o país do futuro, temos o pulmão do mundo, nosso povo é mais criativo, nossos bosques têm mais vida, etc. Portanto formou-se uma conspiração para nos tirar a medalha.
5 – A hipótese sociopolítica – O fiasco é um reflexo da estrutura social e política do país, os EUA, o Japão e os países europeus investem em esportes, as escolas têm quadras e os alunos dedicados têm regalias.
- Mas e o cavalo? – perguntei – Por que refugou afinal?
- Ele simboliza um povo que está de quatro. Lembra da peça Os saltimbancos? “Era uma vez (e é ainda) certo país (e é ainda) onde os animais eram tratados como bestas (são ainda, são ainda)... Mas chega um dia (chega um dia) que o bicho chia (bicho chia), bota pra quebrar e eu quero ver quem paga o pato, pois vai ser um saco de gatos.”
E nesse momento tocou a campainha, estava na hora da aula de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário